quarta-feira, 10 de junho de 2009

O PRIMEIRO ENCONTRO DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA EM SÃO JOÃO DA PONTE/MG


A “última flor do Lácio, inculta e bela” gestou em nosso seio a partir de sua concepção nesse município com a sua apresentação aos professores de LP e participação dos mesmos em questionar o que é o Gertar II? O que fazer? Como fazer os estudos? E qual carga horária é preciso ter para fecundar este sêmen que permeia entre docentes enquanto pesquisadores estudiosos da metalinguagem e participação continuada de professores? E em seguida fui respondendo as perguntas e tirei as suas dúvidas ou observações feitas que apontassem outras direções que não promoviam a integridade do espaço escolar com os diversos gêneros que permeiam na sociedade através das mídias que fixam saberes e conhecimentos num dado suporte de divulgação.
As oficinas de apresentação do curso foram realizadas nos dias 09/05/2009 e 16/05/2009.
No primeiro encontro iniciamos o gestar II informalmente com um diálogo entre os professores cursistas. Em seguida falei o “título” do programa; o objetivo geral que é a construção de uma proposta de trabalho participativa e interativa dos educadores das séries finais do Ensino fundamental, construção de uma Proposta Pedagógica do Gestar, implementação e definições dos papéis dos atores do Gestar enquanto professores educadores da língua materna em diversos Gêneros Textuais que circulam e estão vinculados numa sociedade como suporte de informações num eixo comum dos gêneros.
Recordamos que Gênero é o agrupamento de indivíduos, objetos que tenham características comuns ou a forma como se manifesta, social e culturalmente.
Logo depois, fiz a chamada e fui entregando os kits ou os livros aos professores que ali estavam, riam e davam gargalhadas com o volume, mas em seguida diziam “esse material é fecundo como o do Procap”. Eles desfolhavam os livros, enquanto isso, eu dizia a eles a quantidade e como são distribuídos os cadernos: em um guia geral, seis TP’s, seis AAA’s versão do professor e seis versões do aluno. Cada unidade é composta por três seções e a cada duas seções devem aplicar uma atividade e entregar um relatório como foi a participação dos alunos nessa atividade desenvolvida dentro da sala de aula.
Os professores participaram com argumentos, debates, dúvidas, opiniões, e reflexões acerca do tema proposto, e, como estudar o material para a construção do saber num tecer de idéias e leituras objetivas, inferenciais e alusivas num texto de uso em um contexto social de uma dada sociedade.
Desse modo, concluímos o encontro despedimo-nos uns dos outros e solicitei-os para lerem o guia para debate, discussão no segundo encontro.
Já no segundo encontro os professores apresentaram um domínio linguístico teórico/prático a cerca do guia geral como na perspectiva duma formação continuada de professores de Língua Portuguesa, a objetivar a melhoria do processo de ensino aprendizagem do aluno e de si mesmo a partir da análise e pesquisa de dados e fontes bibliográficas ancoradas a estudos propostos ou dirigidos.
Os professores perceberam e disseram que a escola deve estar em constante avaliação e a cada problema descoberto devem mediar conhecimentos de modo a fazer uma intervenção pedagógica sob um olhar criativo, inovador onde todos podem compartilhar experiências e resolução de problemas, equalizarem uma forma de construção de saberes e competências dos professores.
No entanto, os professores enfatizaram que o professor não só deve ter acumulo de títulos, mas ancorar sua teoria e prática em saberes metalingüísticos, pragmáticos, lingüísticos nos conhecimentos populares, científicos, filosófico e religioso que transmitem na prática cotidiana da escola e com a dimensão formal da proposta descrita nos Paramentos curriculares nacionais.
Percebemos que nosso trabalho está centrado na troca de experiências e reflexões individuais e grupais; esclarecimentos de dúvidas, questionamentos constantes é preciso para compreender ou opinar idéias; planejamento e elaboração de situações técnicas de dirigir e orientar a aprendizagem (didáticas); fazer uma epistemologia crítica da prática em sala de aula e das atividades dos alunos por meio de uma auto-avaliação.
O ponto mais discutido, debatido e avaliado foi a própria avaliação do professor cursista em seu desenvolvimento profissional continuo durante o Programa Gestar II. E concluíram que então o professor será avaliado em sessões presenciais coletivas, pela produção do material ou relatório, pelo desempenho em sala de aula e por avaliações de conteúdo. E por último, pelas avaliações processuais realizadas por meio das Lições de casa ou das transposições didáticas durante o período do curso e que serão analisas e comentadas pelo formador.
No geral, os professores de LP portuguesa concluíram que o Gestar é uma gestação que será concebido durante dez meses para ter vida ativa e continua durante toda a sua trajetória na educação enquanto mediadores do conhecimento, articuladores de conceitos e linguagem.
Percebemos que a necessidade de pesquisar, refletir e analisar as situações da sua pratica, das atividades desenvolvidas pelos alunos devem ser diárias e norteadas por estudos bibliográficos numa concepção de gêneros textuais sobre umas perspectivas de fazer leituras: objetivas, inferenciais e alusivas.
Após estudo da implementação do Gestar II, os professores retomaram alguns pontos da unidade falando a página e o parágrafo para ser debatido, questionado, instigando proposta didática do saber fazer, ser e conviver com diferentes gêneros que permeiam a sociedade pós-moderna.
Contudo, os professores cursistas refletiram, observaram e meditaram sobre a apresentação do Gestar II em sua organização dos cadernos, unidades, seções, atividades e a pertinência de que cada seção traz seu objetivo, e logo no intróito uma reflexão sobre o tema ou titulo proposto em cada subcapítulo (seção).
Por último, houve agradecimentos recíprocos e o próximo encontro definidos em conjuntos para o dia 23 de maio de 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por contribuir com sua argumentatividade.