sábado, 5 de dezembro de 2009

PROJETO DESENVOLVIDO DURANTE A REALIZAÇÃO DO GESTAR II DE LP

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDECAÇÃO DE SÃO JOÃO DA PONTE – MG


REALIZAÇÃO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS

CIDADE: SÃO JOÃO DA PONTE UF: MG

PROJETO INTERDISCIPLINAR: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA E GEOGRAFIA

TEMA: CONSCIÊNCIA NEGRA

PERÍODO: outubro a novembro de 2009

JUSTIFICATIVA: O projeto vem a dinamizar e dialogar com as diferenças sociais entre as etnias brasileiras de modo que cada cidadão seja capaz de respeitar o outro. Mas a saber que especificamente a consciência negra deve pautar o trabalho docente no cotidiano.

OBJETIVO GERAL:

• Resgatar os valores afro-brasileiros e compreender o contexto social, econômico e político do Brasil desde o descobrimento aos tempos hodiernos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Identificar a cultura popular, linguagens artísticas e educação afro-descendentes que os negros trouxeram para o Brasil.

• Entender que o conceito de “negro” é hoje um conceito político, que engloba pretos, pardos, mulatos desde que se aceitem como tal e estejam dispostos a dar um basta no que hoje se vê nas telenovelas, nas profissiões mais lucrativas, nas gerências empresariais, nos altos escalões de decisão, nos espaços de prestígio e de formação de opinião nos locais onde se concentra a renda nacional.

• Conscientizar sobre à importância do negro na formação da sociedade brasileira.

• Compreender a memória, identidade e patrimônio do Brasil em conto, reconto, literatura e (re) criação.

ESTRATÉGIAS:

• Será entregue aos alunos textos que aboradam os objetivos especificos e em seguida cada dupla fará uma leitura a sua escolha. Depois debatido, discutido e orientado a leitura dos textos pelo professor em um estudo dirigido conclusivo.

• Após textos lidos e discutidos será apresentado em teatro, monólogo e seminário.

• Subjaz o trabalho docente e acadêmico mirim a pesquisa bibliográfica, de campo e o assunto especifico em quantidade e qualidade, com acompanhamento de todos os professores in locus.

AVALIAÇÃO:

• A avaliação será permanente e a participação dos alunos em execução das atividades propostas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BENJAMIN, Roberto. A África está em nós. Vol. 3. João Pessoa: Editora Grafset, 2004, 167p. il

CULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO: Salto para o Futuro. Organização René Marc da Costa Silva. Brasília, DF: Salto para o Futuro/ TV Escola/SEED/MEC. 2008, 246p.

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